MEC investe em políticas para estudantes cegos e com baixa visão
O Censo Escolar da Educação Básica contabilizou mais de quatro mil estudantes cegos e mais de 86 mil alunos com baixa visão nas escolas brasileiras. Nesta terça (8), foi celebrado o Dia Nacional do Sistema Braille.
09/04/2025
|
09:37
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Educação (MEC) está fortalecendo políticas inclusivas voltadas para estudantes cegos e com baixa visão. O Censo Escolar de 2023 identificou aproximadamente 4.300 estudantes cegos e mais de 86 mil com baixa visão na educação básica.

Para atender esses alunos, o MEC investiu R$ 439 milhões entre 2023 e 2024, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola - Salas de Recursos Multifuncionais (PDDE-SRM). Com isso, segundo o governo, foram beneficiadas mais de 21 mil escolas públicas com materiais pedagógicos, tecnologia assistiva e equipamentos.

Outras ações do governo federal incluem a distribuição de livros acessíveis pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) e a formação de professores.

Foram oferecidas mais de 115 mil vagas de formação nos últimos dois anos, com R$ 30 milhões investidos. De acordo com o MEC, até 2026, vão ser disponibilizadas 1,25 milhão de vagas em cursos de aperfeiçoamento na área.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo