Governo combate anúncios irregulares de produtos agropecuários na internet
Operação Páscoa Segura marca o início de uma nova fiscalização eletrônica para combater o comércio ilegal de alimentos durante a Semana Santa.
17/04/2025
|
15:55
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) deflagraram a Operação Páscoa Segura, que deu início a uma nova forma de fiscalização eletrônica voltada ao comércio de produtos agropecuários pela internet. A ação resultou na remoção de 1.325 anúncios irregulares de itens como pescados, azeites e vinhos, amplamente procurados durante a Semana Santa.

Foram identificadas mais de 65 toneladas de bacalhau e quase 2 mil litros de azeite e vinhos em condições ilegais de comercialização. Entre as irregularidades estão a venda de azeites sem registro no Cadastro Geral de Classificação, vinhos com informações enganosas e pescados fora das normas sanitárias ou proibidos para venda.

De acordo com o Mapa, o uso de novas tecnologias e a articulação entre os órgãos federais ampliam o alcance das ações e garantem mais proteção ao consumidor. Informa que essa iniciativa é para coibir práticas ilegais no ambiente virtual e assegurar que os alimentos comercializados on-line estejam em conformidade com as normas de segurança e qualidade aplicadas ao setor alimentício.

 Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.