A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, aprovou novas regras para a venda de medicamentos usados no emagrecimento, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro. A aprovação veio da Diretoria Colegiada da agência nesta quarta-feira (16). Com a decisão, a receita médica desses medicamentos terá que ser feita em duas vias, e uma delas ficará retida na farmácia. É o mesmo tipo de controle já adotado para antibióticos. A validade da receita será de 90 dias.
A medida vale para todos os medicamentos conhecidos como agonistas GLP-1, que, segundo observou a Anvisa, vêm sendo usados por muitas pessoas fora das indicações médicas. De acordo com a agência, esses medicamentos são indicados para tratar diabetes e obesidade, e que o incentivo ao uso apenas com finalidade estética, sem o devido acompanhamento médico, coloca em risco a saúde.
A medida não altera o direito do profissional médico de prescrever medicamentos para finalidades diferentes das descritas na bula. Essa prática, conhecida como uso "off label", acontece quando o médico entende que, para determinado paciente, os benefícios do tratamento superam os riscos.
A nova regra começa a valer 60 dias depois da publicação no Diário Oficial da União.
Com supervisão de Claudimário Carvalho, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.