Atenção: Receita Federal alerta MEIs sobre golpe com mensagens falsas
Mensagens por SMS e WhatsApp tentam enganar microempreendedores com ameaças de cancelamento do CNPJ. Segundo o Fisco, eventuais dívidas com a Receita não provocam cancelamento de CNPJ. Receita reforça que só usa canais oficiais para cobranças.
08/05/2025
|
10:29
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Receita Federal emitiu um alerta nessa terça-feira (7) sobre mensagens falsas enviadas a Microempreendedores Individuais (MEIs) por SMS e WhatsApp. Os golpistas informam, de forma enganosa, o cancelamento do CNPJ por falta de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Segundo o Fisco, eventuais dívidas com a Receita não provocam cancelamento de CNPJ. As mensagens têm como objetivo aplicar fraudes, roubar dados pessoais e gerar boletos falsos.

Vale lembrar que a Receita Federal não utiliza SMS nem WhatsApp para cobrança de débitos. Os únicos canais seguros são o Portal do Empreendedor, o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) e o Aplicativo MEI.

Entre os principais serviços disponíveis, o App MEI permite acompanhar a situação fiscal, emitir boletos oficiais, consultar débitos, enviar a declaração anual e acessar serviços ligados ao CNPJ.

A Receita reforça ainda que o boleto do DAS deve ser gerado apenas em canais oficiais. Serviços como inscrição, alteração ou baixa de MEI só devem ser pagos mediante solicitação direta do empreendedor. Sites falsos que simulam sistemas oficiais podem causar prejuízo financeiro.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé