Edital do CPNU 2 é divulgado; inscrições vão de 2 a 20 de julho
Concurso unificado abrange 32 órgãos federais, adota novas ações afirmativas, amplia a governança, reforça a segurança e será aplicado em 228 cidades do país.
01/07/2025
|
10:13
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Vem aí a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). O edital foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (30). São 3.652 vagas para 32 órgãos federais, com inscrições que vão de 2 a 20 de julho, no valor de R$ 70. Estão isentos do pagamento candidatos do CadÚnico, doadores de medula e beneficiários do FIES e ProUni.

As provas vão ser aplicadas em 228 cidades do país, no dia 5 de outubro, com segunda fase marcada para 7 de dezembro. A principal novidade, segundo o governo federal, é o foco em inclusão, segurança e modernização do serviço público.

De acordo com o Ministério da Gestão, o CPNU 2 traz ações afirmativas inéditas, como paridade de gênero na segunda fase, que vai garantir ao menos 50% de mulheres convocadas para a etapa discursiva. Além disso, 30% das vagas vão ser reservadas para negros, indígenas e quilombolas, e 5% para pessoas com deficiência.

Na área de segurança, a novidade é que cada prova terá código de barras individual por página, além de biometria e exame grafológico. A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) passa a conduzir o processo, enquanto o Ministério da Gestão supervisiona.

O concurso também prevê curso de formação para alguns cargos, além de etapas complementares como prova de títulos e entrevistas para cotas.

Confira o edital completo da seleção em gov.br/gestao

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo