Começaram nesta segunda-feira (30) as obras da Subestação Conversora, considerada pelo governo a maior infraestrutura de energia do Brasil. Com investimento de R$ 18 bilhões, o projeto vai permitir o transporte de energia limpa — como a eólica e a solar — do Norte e Nordeste para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.
A obra faz parte do Novo PAC e prevê a construção de uma linha de transmissão de cerca de 1.500 quilômetros, que vai ligar a cidade de Graça Aranha, no Maranhão, até Silvânia, em Goiás, passando pelo Tocantins. De acordo com a Casa Civil da Presidência da República, mais de 30 mil empregos devem ser gerados com a construção.
O Ministério de Minas e Energia destacou que essa estrutura é essencial para integrar ainda mais o sistema elétrico nacional e aproveitar o potencial das fontes renováveis. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em mensagem, que a iniciativa consolida o Brasil como líder mundial na produção de energia limpa e atrai investimentos internacionais, como os da China — principal parceira nesse projeto.
Segundo o governo, essa obra vai garantir mais estabilidade no fornecimento de energia, ampliar o uso de fontes sustentáveis e ajudar no crescimento da economia com geração de empregos e renda.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo