O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social desmentiu uma fake news que circula nas redes sociais afirmando que recursos do Bolsa Família estariam sendo desviados para o narcotráfico. A informação é falsa.
Segundo o MDS, não há qualquer evidência de que os benefícios sociais pagos a pessoas em situação de vulnerabilidade estejam sendo usados de forma ilegal ou direcionados ao crime organizado.
Segundo o ministério, a inclusão de populações mais pobres, como pessoas em situação de rua, tem como objetivo garantir o direito básico à proteção social — e não deve ser confundida com práticas criminosas.
O governo federal reafirma seu compromisso com a transparência e reforça que denúncias devem ser formalizadas junto aos órgãos competentes, como a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), para que sejam investigadas com responsabilidade.
O Bolsa Família é um dos principais programas de combate à pobreza no país e atinge hoje mais de 20 milhões de famílias em todo o Brasil.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo