A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com uma ação civil pública contra a empresa Facebook Brasil, responsável no país pela veiculação de publicidade nas plataformas da Meta (Instagram e Facebook). O objetivo é coibir o uso indevido de símbolos do governo e imagens de autoridades em anúncios fraudulentos publicados nessas plataformas.
Segundo a AGU, ao menos 1.770 anúncios falsos foram divulgados para aplicar golpes financeiros nos usuários. As peças usavam marcas oficiais, nomes de programas inexistentes e até imagens manipuladas com inteligência artificial.
A ação cita estudo do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab/UFRJ), que identificou os anúncios entre 10 e 21 de janeiro deste ano.
A AGU afirma que o sistema de verificação da Meta é falho e pede a condenação da empresa por danos morais coletivos e enriquecimento ilícito. A quantia deverá ser destinada ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé