Chico Buarque, o poeta que enxergou na escuridão
Quando acender qualquer facho de luz ganha ares de um gesto perigoso, o melhor a se fazer é enxergar na escuridão. Quem, no entanto, teria essa rara habilidade? Sem titubear, Chico Buarque afirmou: “os poetas”. E, desse modo, ele agiu. Desenvolveu a capacidade de avistar caminhos em pleno breu do regime militar. Saiba mais sobre esse episódio na transcrição.
11/04/2025
|
06:46
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Não foram poucas as vezes, na trajetória da humanidade, que a política foi transformada em instrumento de repressão. Nesses dias onipresentes, pois estão sempre à espreita, as liberdades individuais costumam ser oprimidas.

Sem fazer estardalhaço, o compositor escondeu a crítica social no interior dos versos. Os aparelhos de censura não conseguiram interpretar a metafórica ideia. E as músicas, ilesas, ganharam as multidões. Os autores do Ato Institucional nº 5 não conheciam muito bem os recursos da poesia.

Chegue mais, querido ouvinte, para ficar por dentro dessa e de outras histórias de um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira (MPB).