Setor industrial brasileiro mantém ritmo de retomada
O emprego no setor cresceu 75% e os jovens são a maioria. E pelo segundo mês seguido, destaque regional é para o nordeste, com maior saldo de vagas.
31/10/2024
|
18:04
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Emprego na indústria cresceu 75% entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados mostram que os jovens entre 18 e 24 anos são maioria com ocupação em 57,4% das vagas.

Do total de vagas abertas no mês, 93% vieram da indústria da transformação. Os destaques foram para alimentação, borracha e material plástico e veículos automotores.

E pelo segundo mês consecutivo, o Nordeste foi a região que mais se destacou, com 42,4% das vagas criadas na indústria em setembro.

Ações do governo federal contribuíram para crescimento da indústria, entre eles, o Programa Mover, a modernização do parque industrial para 23 setores, além da Nova Indústria Brasil, lançada em janeiro, que está disponibilizando R$ 405 bilhões em créditos e subvenções para projetos de inovação, sustentabilidade e produtividade em várias áreas.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.