O Ministério da Saúde realiza neste sábado (10), o Dia D de vacinação contra a gripe. A ação nacional mobiliza estados e municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com o objetivo de vacinar mais de 81 milhões de pessoas dos grupos prioritários. Crianças, idosos, gestantes, profissionais da saúde, professores, indígenas, entre outros, fazem parte do público-alvo. A vacinação é gratuita e acontece nas Unidades Básicas de Saúde e em pontos extras montados nas cidades.
A campanha foi antecipada por causa do aumento de doenças respiratórias no país. O vírus sincicial lidera os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças de até dois anos, enquanto entre idosos aumentam os casos graves de influenza A. O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 51 milhões de doses da vacina e anunciou R$ 100 milhões para reforçar o atendimento pediátrico no Sistema Único de Saúde (SUS).
Na região Norte, a vacinação será feita no segundo semestre, por causa das diferenças climáticas. A vacina contra a gripe pode ser tomada junto com a da Covid-19, que agora faz parte do calendário nacional para crianças menores de 5 anos, gestantes e idosos. Ambas estão disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde de todo o país.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.