O Ministério das Comunicações informa que recebeu a doação de dois mil equipamentos eletrônicos da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal. As máquinas, como CPUs, monitores e teclados, serão recondicionadas e distribuídas a escolas públicas por meio do programa Computadores para a Inclusão, que leva tecnologia a regiões de maior vulnerabilidade social.
Segundo o Ministério, essa já é a terceira doação feita pela PF ao programa desde 2023. Os computadores, antes usados em investigações, agora passa a ser um equipamento de inclusão digital para crianças, jovens e adultos em todo o país. Desde o início das parcerias, mais de 8 mil máquinas foram reaproveitadas e enviadas, principalmente, para escolas do interior do Nordeste.
De acordo com dados das Comunicações, o programa Computadores para a Inclusão já doou mais de 59 mil computadores em 1.232 municípios. Também oferece cursos de capacitação e contribui para o descarte sustentável de resíduos eletrônicos. Com o programa, o Ministério informa que o objetivo é garantir que cada vez mais escolas tenham seus próprios laboratórios de informática.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.