Investimentos para saúde pública. Ministério da Saúde lança mais um dos projetos arquitetônicos de referência de arquitetura e engenharia, agora para UBS, a Unidade Básica de Saúde -Porte 2.
Os projetos serão destinados à construção de 339 unidades, que somam um investimento de R$ 797 milhões. Os recursos são do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. Os projetos visam aprimorar a infraestrutura da atenção primária à saúde em todo o país. Eles foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar formada por arquitetos, engenheiros e especialistas.
As novas UBSs incorporam inovações como salas de amamentação, áreas comunitárias para práticas integrativas, espaços de atendimento para mulheres em situação de violência, salas de medicação em conformidade com normas sanitárias e consultórios acessíveis.
As unidades de saúde serão organizadas em núcleos assistenciais temáticos, com objetivo de reforçar a integralidade do cuidado e promover uma gestão clínica humanizada e multiprofissional. Um dos municípios que vão receber a nova UBS Porte 2 é Ivaiporã, no Paraná, que possui 35 mil habitantes.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Thayssa Victória.