Saúde intensifica vigilância após identificação de vírus da pólio na Guiana Francesa
Brasil registrou o último caso de poliomielite há 35 anos, mas o risco de reintrodução do poliovírus é alto, o que motivou as medidas de reforço na vacinação e vigilância, segundo o Ministério da Saúde.
12/11/2024
|
18:39
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Ministério da Saúde intensifica ações de vacinação e vigilância após identificação de vírus da pólio na Guiana Francesa. O poliovírus foi identificado em amostras de águas residuais em uma região que faz fronteira com o município brasileiro de Oiapoque, no Amapá. Além de reuniões e webinários, o Ministério enviou equipe técnica do Departamento do Programa Nacional de Imunizações para o Oiapoque, no Amapá.

Desde 2016, as coberturas vacinais vinham caindo no Brasil. No entanto, a partir de 2023, quando o governo federal colocou a vacinação como uma das pautas prioritárias, a vacinação voltou a crescer. No ano passado, a cobertura vacinal contra a poliomielite no Brasil chegou a 86,60%, e no Amapá, 65,72%.

Mesmo o Brasil tendo registrado o último caso de poliomielite há 35 anos e ter recebido o Certificado de Área Livre de Circulação do Poliovírus, o risco de reintrodução do poliovírus é alto, segundo a Comissão Regional de Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas da Organização Pan-Americana da Saúde.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.