O agricultor familiar com pendências financeiras já pode procurar uma agência bancária para renegociar as suas dívidas. O Programa Desenrola Rural já está em vigor e permite que agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e comunidades tradicionais renegociem suas dívidas com descontos de até 96%.
A renegociação vale para aqueles que possuem dívidas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e outras, como cartões e empréstimos nas instituições financeiras, do Crédito de Instalação e dívidas já inscritas na Dívida Ativa da União (DAU), todas com inadimplência superior a um ano.
Pequenas pendências como contas de água, luz e telefone não vão impedir novos financiamentos. Para participar, o primeiro passo é acessar o site Regularize e selecionar a opção “Consultar Dívida”. Mas se a dívida for com o Pronaf ou outras adquiridas junto aos bancos, o interessado deve procurar diretamente a instituição financeira.
Os agricultores que queiram aderir ao programa também podem procurar os sindicatos, associações e entidades representativas para obter auxílio.
Acesse mais detalhes em gov.br/mda
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo