O Voa Brasil colocou no ar o equivalente a mais de 100 aeronaves lotadas de aposentados em seus primeiros três meses de funcionamento. A primeira etapa do programa, que é o primeiro de inserção social da aviação brasileira, foi lançada no dia 24 de julho em parceria com as companhias aéreas.
Foram quase 16 mil reservas efetuadas para todos os estados brasileiros com passagens de até R$ 200 o trecho para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social que não viajavam há pelo menos um ano. Os números são do Ministério de Portos e Aeroportos.
Entre os 10 destinos mais procurados, seis ficam no Nordeste, três no Sudeste e um no Centro-Oeste. Pela ordem de vendas estão as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Brasília, Salvador, João Pessoa, Natal, Belo horizonte e Maceió, que receberam mais de 12 mil aposentados.
As passagens podem ser adquiridas exclusivamente no site gov.br/voabrasil. E por motivo de segurança, o aposentado deve ter cadastro ouro ou prata para comprar sua passagem.
O Ministério de Portos e Aeroportos planeja ampliar o programa no primeiro semestre de 2025, para beneficiar estudantes universitários de baixa renda. O programa não utiliza recursos públicos e baseia exclusivamente nos assentos ociosos oferecidos pelas companhias aéreas.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.