Brasil assume presidência do Mercosul para os próximos seis meses
Presidente Lula apresentou, nesta quinta-feira (3), na Cúpula de Chefes de Estado do Bloco em Buenos Aires, na Argentina, os cinco eixos que vão guiar a presidência brasileira; Lula também reforçou a meta de fechar o acordo Mercosul-União Europeia durante o período de liderança.
03/07/2025
|
14:46
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Brasil assumiu a presidência do Mercosul. Durante a 66ª Cúpula de Chefes de Estado do Bloco, realizada nesta quinta-feira (3) em Buenos Aires, capital da Argentina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou e apresentou as prioridades durante a presidência brasileira, que segue até o fim deste ano.

De acordo com o presidente, a atuação do Brasil vai ter cinco pilares fundamentais: fortalecimento do comércio entre países do bloco e com parceiros externos; enfrentamento da mudança do clima e promoção da transição energética justa; desenvolvimento tecnológico; combate ao crime organizado; e promoção dos direitos dos cidadãos do Mercosul.

Pelas redes sociais, o presidente Lula também assumiu o compromisso de concluir o acordo Mercosul-União Europeia nos próximos seis meses e destacou a responsabilidade de sediar a COP30. Ele afirmou ainda que o apoio do bloco e de toda a América do Sul será imprescindível.

Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.