PF pode abrir novas investigações para apurar responsabilidade por queimadas
Neste domingo (25) foram instaurados dois inquéritos policiais para investigar as causas dos incêndios ocorridos no estado de São Paulo. Outras investigações podem ser abertas nos próximos dias, segundo a Polícia Federal.
26/08/2024
|
12:29
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Polícia Federal investiga a responsabilidade por incêndios que afetam diversas localidades em todo o país. Nesse domingo, dia 25, foram instaurados dois inquéritos policiais para apurar as causas dos incêndios ocorridos no estado de São Paulo.

Outras investigações podem ser abertas nos próximos dias.

Segundo o governo federal, as delegacias de Meio Ambiente e delegacias descentralizadas da PF estão mobilizadas para monitorar a situação. A coordenação dessas ações é realizada pela Diretoria de Amazônia e Meio Ambiente, sediada em Brasília.

A Polícia Federal tem atribuição de atuar em casos de incêndios provocados por ação criminosa, especialmente em áreas de especial proteção, territórios indígenas ou em situações de interesse da União, como nos casos em que haja prejuízo ao funcionamento de aeroportos.

A investigação conta com o suporte de imagens de satélites, disponibilizadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Com do material, é possível identificar focos e determinar as causas dos incêndios.

O trabalho é feito de forma integrada com as polícias estaduais, com o IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.