Período de adesão ao Pacto EJA é prorrogado até 12 de agosto
Iniciativa quer superar analfabetismo e elevar escolaridade entre jovens e adultos no Brasil. Mais de 83% dos entes federados já aderiram, incluindo todos os estados e o Distrito Federal.
01/08/2024
|
19:57
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Educação decidiu prorrogar o prazo para que as redes municipais de ensino participem do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, o Pacto EJA. O período de adesão que acabaria dia 31 de julho foi estendido até 12 de agosto.

Segundo o MEC, o Pacto EJA vai investir mais de R$ 4 bilhões, ao longo de quatro anos, com o objetivo de gerar 3 milhões e 300 mil novas matrículas da educação de jovens e adultos e educação profissional do segmento. As secretarias estaduais e municipais devem se inscrever pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Os estados e municípios participantes do Pacto receberão repasses do MEC, além de apoio técnico, para a ampliação de suas vagas na EJA.

De acordo com o último balanço, até quarta-feira, 31 de julho, mais de 83% das redes de educação do país já haviam feito adesão à política.Um total de 4.649 municípios. Os gestores, em contrapartida, se comprometem a unir esforços para ofertar oportunidades de alfabetização e elevação da escolaridade para pessoas de 15 anos ou mais, com a oferta qualificada da modalidade educação de jovens e adultos.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.