Uma portaria assinada pela ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, instituiu o programa "Inglês para Jovens Líderes Indígenas", a fim de promover a capacitação linguística no idioma, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades em leitura, escrita, escuta e fala em nível básico.
O programa destina-se a desenvolver competências de comunicação em inglês, para participação em fóruns internacionais relacionados à governança ambiental, climática e direitos humanos. A iniciativa também tem o objetivo de fortalecer a participação, a atuação e a incidência de jovens líderes indígenas em eventos globais, como a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, quem em 2025 acontece em Belém, no Pará.
Podem participar estudantes selecionados no Programa Kuntari Katu: Líderes Indígenas na Política Global; servidores indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, com idades entre 18 e 40 anos; e lideranças indígenas com idades entre 18 e 40 anos, a serem selecionadas por Edital próprio.
A medida foi implementada por meio de parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que vai arcar com as despesas do presente Programa. E caberá ao Ministério dos Povos Indígenas divulgar o presente Programa e colaborar com a seleção dos estudantes.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Thayssa Victória.