O Celular Seguro, um aplicativo gratuito do governo federal que permite ao cidadão comunicar o furto ou o roubo de seus celulares, ultrapassou a marca de 105 mil alertas de bloqueio. Desses, quase 50 mil registros foram por roubo, e aproximadamente 35 mil por furto, de acordo com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Lançada em dezembro de 2023, a plataforma já conta com quase 2,5 milhões de usuários cadastrados. A mais recente atualização introduziu o Modo Recuperação, que oferece ao usuário dois tipos de bloqueio: total ou apenas da linha telefônica e das contas vinculadas às instituições parceiras. Essa última opção permite o retorno do aparelho roubado, furtado ou extraviado, à rede de telefonia, tão logo seja instalado um novo chip.
A segunda fase do recurso prevê o monitoramento de novos chips em celulares bloqueados. A medida vai auxiliar a polícia na recuperação dos dispositivos. Desde a atualização, o modo foi ativado 2.880 vezes, e 4.399 bloqueios totais foram realizados.
Com supervisão de Lucilly Araújo, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefânia Lima