Nísia Trindade faz balanço de ações no território Yanomami em Roraima
Durante encontro com lideranças indígenas nesta terça-feira (13), em Boa Vista (RR), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, também articulou novas estratégias para enfrentar os impactos do garimpo ilegal na região nos próximos meses.
13/08/2024
|
19:54
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O povo indígena do território Yanomami, em Roraima e no Amazonas, vai passar a contar com 98 pontos de internet para consultas à distância. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, acompanhou a primeira teleconsulta nesta terça-feira (13) em Roraima. Com o sistema, os indígenas devem ter acesso a especialistas como oftalmologista, nutricionista, dermatologista e cardiologista.

Nísia Trindade, também se reuniu nesta terça-feira (13), em Boa Vista, com lideranças indígenas. O objetivo do encontro foi discutir os avanços no território Yanomami e também articular novas ações para enfrentar os impactos do garimpo ilegal na região nos próximos meses.

De acordo com o balanço divulgado, o Ministério da Saúde concluiu 1.518 ações na infraestrutura e saneamento no território Yanomami de janeiro de 2023 a junho deste ano. Entre as ações, a reestruturação de 10 unidades básicas de saúde indígena; 109 implantações e melhorias em sistemas de abastecimento de água; instalação de 22 sistemas fotovoltaicos; 249 medidas de gerenciamento de resíduos sólidos e 411 de monitoramento da qualidade da água. Também foram feitas 80 operações de limpeza e manutenção de pistas de pouso para garantir a acessibilidade e segurança nas áreas críticas.

O investimento do ministério na assistência à saúde do povo Yanomami subiu quase 2.500%. Saltou de R$ 1 milhão e 300 mil reais de 2019 a 2022 para R$ 34 milhões e 200 mil reais atualmente.

Os cuidados com a nutrição das crianças Yanomami menores de 5 anos também aumentaram. Segundo o governo federal, no primeiro trimestre deste ano, 3.300 crianças foram acompanhadas. Uma das estratégias usadas no território foi a introdução de fórmulas terapêuticas para tratar desnutrição grave nas fases iniciais de reabilitação.

Em relação à imunização dos indígenas, foram aplicadas 11.872 doses de vacinas só este ano, principalmente a vacina da gripe.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.