O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria Básica de Educação, participou da divulgação dos resultados parciais do Levantamento Nacional Retrato da Educação Infantil no Brasil: acesso e disponibilidade de vagas.
A pesquisa buscou reunir informações quanto ao acesso da população à educação infantil, a fim de subsidiar a criação de um plano de ação para a garantia do direito à creche e à pré-escola em todo o País. Os 5.569 municípios do país e o Distrito Federal responderam ao questionário. Os dados foram apresentados nesta terça-feira, 27 de agosto, na sede do MEC.
De acordo com dados da pesquisa, há cerca de 632 mil registros de crianças em fila de espera para creche, em todo o Brasil. Em relação aos municípios, 2.445 cidades, ou seja, 44% delas, têm fila de espera nessa etapa. Desse total, 88% alegam ter espera por falta de vagas.
Sobre a pré-escola, há 78 mil registros de crianças que não frequentam essa etapa de ensino; 50% desse total também não estão matriculadas por falta de vagas.
O levantamento foi realizado pelo Gabinete de Articulação pela Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil) e teve instituições públicas — entre elas o MEC— e organizações da sociedade civil como apoiadores.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin