Na próxima segunda-feira, dia 5, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia compromissos oficiais no Chile, que vão tratar de temas como integração, comércio e turismo.
De acordo com o Planalto, a ocasião marca o lançamento de uma nova etapa da relação entre o Brasil e o país vizinho, com a previsão de assinatura de 17 acordos, que representam uma expansão significativa da agenda bilateral.
Na área de turismo, está prevista a assinatura de um plano com iniciativas para facilitar e estimular o fluxo turístico entre os dois países. Nos temas consulares, vai ser apresentado acordo para reconhecimento recíproco de Carteiras de Habilitação entre governos. Na área de comércio, há a previsão de assinatura de um termo aditivo ao Memorando de Entendimento sobre certificação de orgânicos.
Lula e o presidente chileno Gabriel Boric também vão debater outros temas importantes da agenda regional e internacional.
A chegada do presidente Lula na capital Santiago está prevista para as 20h deste domingo (4). O primeiro compromisso oficial será na segunda-feira pela manhã. A visita de Estado segue até terça-feira e, segundo o Ministério das Relações Exteriores, é um símbolo da reaproximação político-diplomática entre os países.
Da agência Rádio Gov, em Brasília
Ariane Póvoa