Lula participa de reunião com o Conselho Nacional de Economia Solidária
De acordo com o governo federal, um dos principais pontos a ser discutido é a busca de uma política tributária que estimule o surgimento de novas cooperativas sociais.
02/04/2025
|
07:29
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de reunião com membros do Conselho Nacional de Economia Solidária e ressaltou o compromisso de escutar as demandas do grupo. Uma das requisições feitas diz respeito à regulamentação da Lei Paul Singer de Economia Solidária, sancionada por Lula no final de dezembro do ano passado.

De acordo com o governo federal, um dos principais pontos a ser discutido é a busca por uma política tributária que estimule o surgimento de novas cooperativas sociais. Atualmente, o país tem 27 mil empreendimentos de economia solidária. A iniciativa envolve 2 milhões de trabalhadores em mais de 3 mil municípios. Em 2023, o rendimento anual desses negócios chegou a R$ 65 bilhões.

No Brasil, a economia popular e solidária surgiu no final dos anos 1980, quando trabalhadores começaram a se organizar por meio de cooperativas e associações, como resposta à crise econômica e ao desemprego.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin