O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta segunda-feira (24), em Rio Grande (RS), da assinatura de contrato de ampliação da frota da Transpetro, subsidiária integral da Petrobras.
A Transpetro e o consórcio, formado pelos estaleiros Rio Grande e Mac Laren, assinaram contrato para a aquisição de quatro navios da classe Handy. As embarcações, com valor acima de US$ 69 milhões cada uma, vão ser utilizadas para transporte de derivados de petróleo na costa brasileira.
O contrato é o primeiro a ser assinado pela Transpetro no âmbito do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras.
De acordo com a Transpetro, os navios vão garantir maior eficiência energética e menor emissão de gases do efeito estufa. Além disso, as embarcações podem ser abastecidas com bunker ou biocombustíveis. A empresa é a maior subsidiária da Petrobras e opera 48 terminais com, aproximadamente, 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios.
Com mais de 160 clientes, a empresa é considerada a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade