A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) decidiu encerrar as negociações com a Hurb e retomou o processo administrativo contra a empresa. A medida foi anunciada nesta quinta-feira pelo Ministério da Justiça e suspende a venda de pacotes turísticos sem data definida, diante da falta de garantias financeiras por parte da agência.
A Senacon deu cinco dias para que a Hurb apresente dados como o número de contratos pendentes, o valor total das dívidas com clientes e a lista de consumidores afetados. Caso descumpra a ordem, a empresa será multada em R$ 80 mil por dia.
O caso também foi encaminhado ao Ministério do Turismo, que pode cassar o registro da empresa. Segundo informações do Ministério da Justiça, a Hurb não apresentou documentos básicos durante as negociações e fez constantes trocas de representantes legais, o que inviabilizou um acordo.
Desde 2023, a empresa é alvo de reclamações por não cumprir contratos e teve suspensa a venda de pacotes flexíveis. Agora, só poderá oferecer pacotes com data definida e comprovação de capacidade para prestar o serviço.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.