Gabrielzinho, da Natação, conquista primeiro ouro do Brasil na Paralimpíada de Paris
Medalha de ouro foi nos 100 metros costas da classe S2; dono de outras três medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o campeão brasileiro Gabriel Araújo recebe o Bolsa Atleta, na categoria Pódio, para apoiar a carreira no esporte.
29/08/2024
|
15:12
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Primeiro dia de competições nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 e o Brasil já conquistou a primeira medalha de ouro! O lugar mais alto do pódio foi para o nadador mineiro Gabriel Araújo, de 22 anos, o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos. Gabrielzinho fez o melhor tempo na final da natação dos 100 metros costas da classe S2, de limitações físico-motoras.

Na segunda participação em Jogos Paralímpicos, o nadador tem agora quatro medalhas, sendo três ouros e uma prata. Na saída da piscina, Gabrielzinho fez referência à medalha de prata que conquistou em Tóquio e se disse feliz por ter conseguido mudar o brilho da medalha agora, em Paris.

Gabriel tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas, e conheceu a natação por meio de um professor de Educação Física da escola onde estudava, nos Jogos Escolares de Minas Gerais. O campeão brasileiro recebe o Bolsa Atleta, na categoria Pódio, para apoiar a carreira no esporte.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.