Nesta terça e quarta-feira, 10 e 11 de dezembro, ocorre a reaplicação do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio 2024.
Os participantes que tiveram algum problema logístico no dia da aplicação regular do exame ou que estavam acometidos por doenças infectocontagiosas puderam solicitar a reaplicação ao Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
No primeiro dia, os participantes vão resolver questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, os inscritos farão provas de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias.
O Inep também aplica, nos dias 10 e 11 de dezembro, o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, o chamado Enem PPL 2024. As provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular e ocorrem dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação. São mais de 97 mil participantes inscritos.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada e de iniciativas como o Prouni, Programa Universidade para Todos.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes.