Nesta quarta-feira, 16 de outubro, data em que é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, o governo federal divulgou ações que estão sendo executadas para atingir a meta de tirar o Brasil do Mapa da Fome.
Segundo o governo, acabar com a fome é um ponto de partida para buscar a promoção da alimentação saudável para toda a população brasileira.
Iniciativas como o Programa Cozinha Solidária, que abraça as iniciativas da sociedade civil, reconhecidas pelo governo como uma tecnologia social importante de combate à fome e de promoção da alimentação saudável, fazem parte dessas políticas públicas.
O Programa de Aquisição de Alimentos é outra ferramenta importante para promover a segurança alimentar e o decreto da nova Cesta Básica de Alimentos é um instrumento de apoio à gestão que reconhece o conjunto de alimentos que busca garantir o direito humano à alimentação adequada.
Ações como Plano Safra, que tem linhas crédito com juros reduzidos para agricultores que produzem alimentos saudáveis; a Estratégia Alimenta Cidades e a Estratégia de Prevenção da Obesidade são outras ações.
Na manhã desta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, no Palácio do Planalto, de cerimônia relacionada ao Dia Mundial da Alimentação
Foram assinados os planos nacionais de abastecimento alimentar e de agroecologia e produção orgânica, além de anunciadas mais iniciativas para a promoção da alimentação saudável.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Ariane Póvoa.