Defesa Civil em alerta laranja intensifica ações contra desastres causados pelas chuvas
Equipes atuam em Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia para apoiar municípios afetados e liberar recursos emergenciais
17/01/2025
|
16:13
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Com o aumento do risco de desastres devido às fortes chuvas, a Defesa Civil Nacional opera em prontidão laranja. Equipes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) estão em missão nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia para auxiliar municípios no levantamento de danos e elaboração de planos de trabalho, viabilizando a liberação de recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

 Segundo o ministro Waldez Góes, o governo federal está monitorando o cenário, e promovendo aproximação entre todos os ministros, estados e municípios atingidos no início do ano, pelas chuvas e enchentes. Na quinta-feira (16), técnicos do Gade estiveram em Ipatinga (MG) e Belo Oriente (MG), promovendo orientações sobre reconhecimento federal, limpeza urbana e assistência humanitária. As chuvas já provocaram 47 mortes em diferentes estados do país.

 Municípios em situação de emergência podem solicitar recursos pelo Sistema Integrado de Informações sobre desastres (S2iD). A Defesa Civil Nacional oferece capacitações para agentes locais se qualificarem no enfrentamento de desastres, através do site do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Social.

 

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho