A plataforma Contrata Mais Brasil deve facilitar a participação de microempreendedores individuais (MEIs) nas compras públicas. O sistema conecta esses profissionais a oportunidades de trabalho em prefeituras, estados e no Governo Federal.
A ferramenta foi lançada nesta terça-feira (11), durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. O potencial de contratações para 2025 chega a quase R$ 6 bilhões de reais, voltados para serviços como pintura, encanamento, elétrica e pequenos reparos.
Segundo o Governo, o Brasil tem, atualmente, 16 milhões de MEIs, mas apenas 70 mil estão cadastrados como fornecedores do Governo Federal. A plataforma busca ampliar essa participação, garantindo mais oportunidades e movimentando a economia local.
A inscrição no Contrata Mais Brasil é gratuita. O MEI acessa a plataforma pelo gov.br, informa a área de atuação, como, por exemplo, serviço de encanador, pedreiro e eletricista. Após completar a inscrição, os MEIs recebem notificações pelo WhatsApp, quando surgirem oportunidades no município.
Os contratos podem chegar a R$ 12.545 reais e 11 centavos, e a contratação ocorre em até cinco dias, sem necessidade de licitação. O governo espera impactar pelo menos um milhão de MEIs neste ano.
Para mais informações, basta acessar o site gov.br/contratamaisbrasil.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.