O nono voo de repatriação de brasileiros e familiares da zona de conflito no Líbano chegou ao Brasil na manhã desta terça-feira (29).
A aeronave decolou de Beirute às 15h10 (horário de Brasília) dessa segunda-feira, com 221 passageiros — incluindo nove crianças de colo — e um pet.
Desde 5 de outubro, quando teve início a Operação Raízes do Cedro, uma ação conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, já foram retirados do Líbano 1.859 pessoas e 20 animais de estimação.
O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, presta assistência aos brasileiros e verifica a necessidade de novo voo de repatriação, a depender das condições de segurança no terreno.
O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e procurem deixar o território libanês.
Ao chegar no Brasil, os passageiros contam com o acolhimento de profissionais a serviço do governo federal.
A Operação Raízes do Cedro foi determinada pelo presidente Lula a partir do acirramento do confronto entre Israel e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano. A logística de repatriação envolve o uso de aeronaves e de servidores da Força Aérea Brasileira e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty.
Da Agência Rádio Gov em Brasília,
Ariane Póvoa