Resgatar, acolher e reestabelecer vidas tem sido a missão da Operação Raízes do Cedro, criada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para repatriar brasileiros e familiares da zona de conflito no Líbano.
O décimo segundo voo pousou no Brasil na madrugada dessa quarta-feira (20) na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, e trouxe 204 pessoas, incluindo três crianças de colo, e quatro pets. Ao todo mais de 2,5 mil pessoas já foram atendidas pela Operação.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome , por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) , tem trabalhado para oferecer ajuda às pessoas quando chegam ao Brasil. De acordo com a necessidade, elas são encaminhadas para hospedagem temporária, para acolhimento em abrigos do SUAS e, nos casos de famílias em vulnerabilidade, são avaliadas as possibilidades de inclusão nos programas sociais, como o Bolsa Família.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a Operação Raízes do Cedro é a maior missão de repatriação de brasileiros de uma zona de conflito da história do Brasil.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin