Campanha Cadeiras Vazias faz alusão à violência nos estádios de futebol
Campanha lançada pelo Ministério do Esporte nesta terça-feira (5) combate todo tipo de violência nos estádios de futebol, além do racismo, homofobia e outros atos.
05/11/2024
|
10:38
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Nesta terça-feira (5), às 21h30, durante a partida entre Esporte Clube Bahia e São Paulo Futebol Clube, o setor Sudoeste da Arena Fonte Nova apresentará uma cena marcante: 384 cadeiras vazias cobertas com camisas de diversos times brasileiros. 

As cadeiras vazias fazem alusão às consequências muitas vezes irreparáveis da violência: pessoas deixam de ir aos estádios por medo, times precisam jogar de portões fechados como punição e há a ausência permanente das vítimas fatais.

A campanha ainda reflete não somente sobre as violências extremas, que ceifam vidas e arruínam famílias, mas também sobre outras formas graves, como racismo, homofobia, xenofobia, agressões contra a mulher e intolerância religiosa.

A ação faz parte do lançamento da campanha Cadeiras Vazias e do Movimento de Ocupação pela Paz no Futebol, iniciativas do Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Associação Nacional das Torcidas Organizadas e os principais clubes do futebol brasileiro.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé