O Brasil conquistou o primeiro lugar no Programa de Descarbonização da Indústria (PID), promovido pelo Fundo de Investimentos Climático. A iniciativa, segundo o governo federal, vai garantir ao país um financiamento de R$ 1,3 bilhão para desenvolver tecnologias limpas, como hidrogênio e materiais de baixo carbono. Ao todo, 26 países participaram da seleção, mas a proposta brasileira foi a melhor avaliada.
Para o Governo, a vitória reforça o protagonismo do Brasil na agenda climática, especialmente no ano em que o país sedia a COP30, Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Belém. O Ministério de Minas e Energia participou diretamente da elaboração da proposta e vai ser responsável pela seleção dos projetos de hubs de hidrogênio de baixa emissão.
Essa é a primeira iniciativa global voltada exclusivamente à redução das emissões industriais de gases de efeito estufa em países em desenvolvimento. Além do Brasil, também foram selecionados Egito, México, Namíbia, África do Sul, Turquia e Uzbequistão.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.