O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) concluiu uma missão oficial à Alemanha para expandir mercados e destacar a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. A delegação participou da Fruit Logistica 2025, maior feira global do setor de frutas e hortaliças, e se reuniu com autoridades e empresários para fortalecer parcerias comerciais.
Além da promoção das frutas brasileiras, o Brasil discutiu o Acordo Mercosul-União Europeia, a febre aftosa e regulamentações ambientais. O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua, apresentou a investidores alemães iniciativas sustentáveis, como a conversão de pastagens degradadas e a Lei do Biocombustível do Futuro.
A missão também incluiu reuniões sobre o Regulamento Europeu de Cadeias Livres de Desmatamento e um encontro com a imprensa alemã. Segundo o Mapa, a Alemanha é o maior comprador do café brasileiro na Europa, e tem papel fundamental no comércio do produto, o que reforça a importância do diálogo sobre as regulamentações ambientais e o fortalecimento das exportações nacionais.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho