Brasil conquista novo patamar no turismo
Segundo Associação Internacional de Transportes Aéreos, o país subiu mais uma posição no ranking mundial de voos domésticos e se tornou o quarto maior mercado desse tipo de voo no mundo este ano, representando 1,2% do total mundial.
29/10/2024
|
19:42
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Brasil conquista novo patamar no turismo. Segundo Associação Internacional de Transportes Aéreos, o país subiu mais uma posição no ranking mundial de voos domésticos e se tornou o quarto maior mercado desse tipo de voo no mundo este ano, representando 1,2% do total mundial.

A pesquisa também mostrou que até julho passado foram transportados 44 milhões de passageiros nesses voos, mas setembro também foi o melhor da história da aviação brasileira, em relação ao número de viajantes. Para incentivar e facilitar viagem dos brasileiros pelo país, governo lançou o programa “Conheça o Brasil: Voando”, com ampliação e diversificação de voos.

Outro dado também indica crescimento do setor. Estudos da Agência Nacional de Aviação Civil mostram que em setembro, 80% dos cerca de 10 milhões de turistas que cruzaram os aeroportos brasileiros voaram para destinos nacionais. Entre janeiro e setembro deste ano, visitantes estrangeiros que desembarcaram no Brasil deixaram mais de R$ 30 bilhões na economia do país, divulgou o Banco Central.

Este é o melhor resultado para o período nos últimos dez anos, um crescimento de 25%. Somente em setembro, os turistas internacionais deixaram mais de R$ 3 bilhões no turismo nacional. Uma das ações do Ministério do Turismo para atrair mais turistas internacionais está o Programa de Aceleração do Turismo Internacional. A iniciativa, em parceria com a Embratur, prevê parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos para ampliar o número de voos internacionais com destino ao país. Para saber mais acesse o site gov.br/turismo.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.