O aplicativo Celular Seguro oferece uma funcionalidade essencial: o botão Pessoa de Confiança. A tecnologia foi desenvolvida para minimizar os prejuízos em casos de roubo ou furto de celular. A iniciativa é comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
No próprio aplicativo Celular Seguro, é possível cadastrar uma ou mais pessoas de confiança para solicitar o bloqueio do aparelho. Se houver um incidente, a pessoa cadastrada pode acessar o aplicativo no próprio celular ou no site do programa e emitir um alerta para bloquear o aparelho.
O programa oferece duas modalidades: Bloqueio Total ou Modo Recuperação. A primeira desativa a linha telefônica, as contas vinculadas às instituições parceiras e o número de identificação do celular, o que inutiliza o aparelho.
Com o Modo Recuperação, há a possibilidade de bloquear a linha telefônica e as contas vinculadas às instituições parceiras, mantendo a identificação ativa. Essa opção permite o retorno do aparelho à rede de telefonia após a instalação de um novo chip.
Até a última segunda-feira (24), o Ministério da Justiça registrou aproximadamente 12 mil alertas de bloqueio.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade