Agência Moody’s eleva nota de crédito soberano do Brasil
Tesouro Nacional afirma que alteração da nota mantém a perspectiva positiva e coloca o Brasil a um passo do grau de investimento.
01/10/2024
|
19:33
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A agência de classificação de riscos Moody’s elevou em um nível a nota de crédito soberano do Brasil, mantendo a perspectiva positiva. A revisão, segundo o Tesouro Nacional, reforça a tendência de melhora das notas de crédito, iniciada em 2023. A última elevação foi no último mês de maio. O Brasil agora está a um passo do grau de investimento pela Moody’s.

No comunicado, a agência menciona a melhora significativa no crédito do país, que se deve ao desempenho robusto do crescimento do PIB.

A Agência estrangeira destacou ainda a importância das várias reformas recentes para melhorar as expectativas de crescimento do país no médio prazo, entre elas, a reforma tributária. A agenda de transição energética do governo também foi apontada como um fator que atrai investimentos privados e reduz a vulnerabilidade do país a choques climáticos.

A Moody’s espera também uma melhora gradual nos resultados primários do governo, alinhada às metas fiscais para os próximos três anos. Sobre esse aspecto, o Ministério da Fazenda reafirmou o compromisso fiscal e os esforços para aumentar a arrecadação e conter gastos.

Para o governo brasileiro, a elevação da nota de crédito pela Moody’s reflete o reconhecimento dos avanços nas contas públicas, e um cenário propício ao crescimento e à solidez dos fundamentos da economia do país.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Ana Gabriella Sales.