O feriado prolongado da Proclamação da República, que começa nesta sexta-feira (15) e se estende até o dia 18 de novembro, deve movimentar só na malha aérea 2,6 milhões de viajantes nos principais aeroportos do Brasil.
O levantamento é do Ministério do Turismo, a partir de informações das principais concessionárias aéreas do país.
O maior volume de passageiros será no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, onde a GRU Airport, administradora do equipamento, informa que estão previstos 1,1 milhão de passageiros até o dia 22 de novembro. . O destino brasileiro mais procurado por quem sai desse aeroporto no período é Recife (PE) e o internacional Santiago (Chile).
Os 17 aeroportos administrados pela concessionária Aena Brasil projetam a disponibilidade de 712,2 mil assentos até 18 de novembro.
No Rio de Janeiro, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) projeta um fluxo de 326 mil passageiros entre o início de reunião do G20, passando pelo feriado da República e chegando ao feriado da Consciência Negra, em 20 de novembro. Esse volume é 68% maior em relação ao ano passado e supera até mesmo os picos de Carnaval e Réveillon, tradicionalmente as épocas de maior movimento turístico na cidade.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília,