A adesão de instituições à 6ª edição do Exame Nacional de Residência (Enare) começa nesta segunda-feira (28) e vai até 20 de maio.
Pela primeira vez, podem participar instituições públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, que ofereçam programas de residência médica ou multiprofissional reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a pasta, a seleção terá uma única etapa: prova objetiva, valendo 100% da nota. A participação é gratuita para instituições públicas e privadas sem fins lucrativos.
Na edição passada, o Enare registrou mais de 89 mil inscritos, um aumento de 30% em relação ao ano anterior. O processo seletivo ofereceu quase cinco mil vagas de residência médica e mais de 3.800 vagas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde, em 163 instituições de todo o país.
A partir de julho desde ano, concluintes do curso de Medicina devem se inscrever para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). E seus resultados vão poder ser utilizados para acesso às vagas de residência médica de acesso direto no Enare.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo