A Polícia Civil do Mato Grosso, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, realizou nesta terça-feira (27), a Operação Mão de Ferro 2. A ação combateu crimes cibernéticos graves cometidos contra crianças e adolescentes.
Foram cumpridos 22 mandados judiciais, incluindo busca e apreensão, prisão temporária e internação socioeducativa, em 11 estados: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.
A operação desarticulou uma rede criminosa que atuava em plataformas como WhatsApp, Telegram e Discord. Os investigados compartilhavam pornografia infantil, faziam ameaças, perseguições e apologia ao nazismo.
Também estimulavam a automutilação e o suicídio de crianças e adolescentes. Os conteúdos incluíam violência extrema, coação psicológica e exposição das vítimas.
O nome “Mão de Ferro”, segundo o ministério, simboliza a resposta firme do Estado contra a violência digital, especialmente quando atingem crianças e adolescentes.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.