Brasil é reconhecido como país pioneiro em iniciativa global da ONU
Reconhecimento veio após o governo brasileiro apresentar um roteiro estratégico com ações para cumprir a Meta 8.7, contra trabalho infantil, trabalho forçado, escravidão moderna e tráfico de pessoas.
27/05/2025
|
17:16
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Brasil foi reconhecido como país pioneiro na Aliança 8.7, uma iniciativa global da Organização das Nações Unidas. A iniciativa é referente à meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, dedicada à erradicação do trabalho infantil, do trabalho forçado, da escravidão moderna e do tráfico de pessoas.

O reconhecimento veio após o governo brasileiro apresentar um roteiro estratégico com ações integradas e inovadoras para cumprir essa meta.

Entre as medidas previstas no roteiro estão o reforço na fiscalização com os Grupos Especiais de Fiscalização Móvel, a ampliação das políticas de proteção social e a atualização dos planos nacionais de combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo.

Também está prevista a promoção de campanhas de conscientização e a melhoria nos canais de denúncia. Os avanços vão ser monitorados com relatórios enviados periodicamente às Nações Unidas.

Para o governo federal, ser País Pioneiro reflete o compromisso do Brasil com o desenvolvimento de políticas públicas eficazes, integração entre diferentes esferas da gestão pública e o fortalecimento do diálogo social.

Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.