Vendas no varejo reagem e fecham março com alta de 0,8%
Comércio varejista mostra recuperação em março, puxado por seis dos oito setores pesquisados. Apesar do avanço mensal, resultado anual ainda indica retração.
15/05/2025
|
12:20
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O comércio varejista brasileiro apresentou crescimento de 0,8% nas vendas em março de 2025, na comparação com fevereiro, segundo dados do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse desempenho representa uma aceleração em relação ao mês anterior, quando o setor havia subido 0,5%.

Entre os setores que mais impulsionaram o resultado estão o de livros e papelaria, com alta expressiva de 28,2%, e o de equipamentos de informática, que cresceu 3%. Também foi registrado aumento nas vendas de artigos farmacêuticos, tecidos, vestuário e calçados, além de hipermercados e supermercados.

O primeiro trimestre do ano terminou com crescimento de 1,2% no varejo, com destaque para móveis e eletrodomésticos e artigos de vestuário. O desempenho foi positivo em 20 das 27 unidades da federação, com Paraíba e Goiás liderando os avanços.

Apesar da retração anual em alguns segmentos, os dados mostram um ritmo de recuperação do comércio, impulsionado principalmente por setores com maior peso no consumo cotidiano.

 Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.