O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ter acesso a instituições públicas de ensino superior.
A inscrição no Sisu é gratuita e considera as notas do Enem, o número de vagas disponíveis e o perfil dos candidatos, conforme a Lei de Cotas.
Na edição mais recente, o programa ofereceu mais de 261 mil vagas em 6.851 cursos de graduação, distribuídos em 124 instituições de todas as regiões do país.
Estudantes que fizerem o Enem 2025 poderão participar da próxima edição do Sisu, prevista para o início de 2026. A inscrição no Enem deve ser feita até esta sexta-feira, 13 de junho, pela Página do Participante.
Para se inscrever no Sisu, o estudante deve ter feito o Enem mais recente, não ter zerado a redação e não estar na condição de treineiro. A inscrição é feita pelo Portal de Acesso Único, com conta no gov.br.
Durante o processo, o candidato preenche questionários sociais e econômicos, e escolhe até dois cursos. As opções podem ser alteradas até o fim do prazo de inscrição, sendo considerada válida a última escolha.
Quem não for selecionado pode disputar uma vaga pela lista de espera. Para isso, é necessário manifestar interesse dentro do prazo estabelecido.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil e também pode ser usado em instituições portuguesas conveniadas ao Inep.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade