O setor de serviços do Brasil cresceu 0,8% em fevereiro, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE. O resultado reverte a queda de 0,6% registrada em janeiro e coloca o setor 16,2% acima do patamar pré-pandemia.
Quatro das cinco atividades pesquisadas cresceram no mês. O destaque foi para informação e comunicação, puxada por serviços de tecnologia da informação. Também registraram expansão os serviços profissionais, administrativos e complementares, outros serviços e os prestados às famílias.
Já o setor de transportes recuou, com queda nas receitas de correios, logística e transporte coletivo. Apesar disso, o transporte de passageiros e o de cargas subiram.
Na comparação com fevereiro de 2024, o volume de serviços aumentou 4,2%, com taxas positivas em 23 das 27 unidades da federação. São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal foram os principais responsáveis pelo avanço.
O setor de turismo também reagiu: cresceu quase 3% em fevereiro, impulsionado pela queda nas passagens aéreas e aumento no transporte de passageiros. Na comparação anual, a alta foi de 7,3%.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé