Análise criminal, polícia antirracista, defesa do Estado Democrático de Direito e atendimento à mulher em situação de violência foram alguns dos quase cem cursos oferecidos aos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) em 2024.
Ao longo do ano, cerca de 223 mil policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e peritos criminais foram capacitados nos treinamentos presenciais e à distância promovidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senasp).
Outros temas mais procurados foram atendimento pré-hospitalar tático; atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência; o papel dos profissionais do Susp na defesa do Estado Democrático de Direito; e o enfrentamento da desigualdade racial no Brasil. A Diretoria de Ensino e Pesquisa da Senasp ofertou 57 cursos em formato presencial, e 38 on-line. Dos 223 mil alunos, 8.547 participaram presencialmente e 224.808 foram capacitados na modalidade ensino à distância.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin