Em nota divulgada neste domingo, a Secom, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, repudiou a atitude de torcedores que assediaram a jornalista Verônica Dalcanal, correspondente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) nos Jogos Olímpicos de Paris.
Enquanto Verônica participava de uma transmissão ao vivo da TV Brasil, no sábado, três homens se aproximaram da jornalista. Dois deles a beijaram sem consentimento. O ato foi prontamente repelido por Verônica.
De acordo com a Secom, é inaceitável que jornalistas mulheres continuem sendo vítimas dessa violência. A secretaria se solidarizou com a repórter e informou que dará o apoio que se faça necessário nesse momento.
Pelas redes sociais, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, também manifestou solidariedade à Verônica e disse que é inaceitável que jornalistas e outras mulheres em espaços de poder passem por situações como essa.
A ministra destacou que essa é uma Olimpíada especial para a igualdade entre homens e mulheres no esporte e que, pela primeira vez, o Time Brasil tem maioria feminina.
Verônica divulgou mensagem dizendo que a situação é revoltante e triste, e se torna uma lembrança ruim em meio ao sonho de realizar a cobertura de uma Olimpíada.
Ainda na nota, a Secom saudou toda a equipe da EBC - em Paris e no Brasil - ressaltando que, com profissionalismo e dedicação, a empresa vem fazendo a cobertura da participação brasileira nos Jogos Olímpicos, levando informação de qualidade nos mais diversos meios para todo o país e fortalecendo a comunicação pública e governamental.