Foi publicado nesta quinta-feira (12) o Edital Cultura Viva de Patrocínio sob a Forma de Apoio Cultural às Rádios Comunitárias. A iniciativa do governo federal é inédita em relação às políticas públicas voltadas para a comunicação comunitária.
O investimento será de R$ 2 milhões e pode contemplar mais de 800 emissoras previamente cadastradas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Cada uma pode receber um valor bruto de R$ 2.466,09 para veiculação de mensagens informativas que contribuam para o acesso à política cultural. A portaria com a lista de rádios aptas a concorrer ao apoio pode ser consultada no site gov.br/secom.
Com a adesão das rádios comunitárias, o governo espera ampliar a divulgação das ações do Ministério da Cultura. O chamamento faz parte da Política Nacional de Cultura Viva, direcionada à valorização, ao reconhecimento e ao fomento de entidades, coletivos e agentes culturais.
Na prática, segundo o edital, as rádios contempladas deverão divulgar pelo menos dez comunicados, com 60 segundos cada, com foco no fortalecimento e articulação da rede de pontos e pontões de cultura nos territórios.
Os veículos ficarão responsáveis pela gravação e transmissão dos áudios, com base no conteúdo definido pelo Ministério da Cultura. O edital completo está disponível em mapa.cultura.gov.br.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.